sábado, 21 de março de 2015

Expocatadores 2014





 Objetivos e Parcerias

Segundo o site oficial da expo catador mais de 6000 visitantes passaram pelo Centro de convenções do anhembí. Dentre eles encontramos “profissionais do setor de reciclagem, tecnologia ambiental, serviços, terceiro setor e poder público” (http://www.expocatadores.com.br/).

O objetivo do evento é divulgar o trabalho dos catadores regionais e latinos por intermédio das federações. A disseminação do conhecimento tecnológico para facilitar a autogestão também é uma preocupação constante dos organizadores do evento. Através das parcerias entre cooperativas, indústrias e poder público, pretende-se preparar os segmentos que trabalham com o manuseio dos materiais recicláveis, para que se tornem indústrias potenciais.

Apesar de toda mobilização em torno dos temas sustentabilidade, resíduos sólidos , meio ambiente e gestão de resíduos, os números mostram que os objetivos ainda estão longe da realidade que podemos alcançar. De todo lixo (que não é lixo) produzido diariamente, 80% poderia ser reciclado. Segundo o site da expocatador, reciclamos apenas 10% desse montante, enquanto na Europa este número já alcança os 40%.

As palestras que aconteceram ao longo do evento teve a missão de esclarecer aos catadores que vieram de toda a parte da América Latina os conceitos de autogestão e projetos públicos. As oficinas apareceram como alternativas tecnológicas às cooperativas, os estandes apresentaram novidades que agregam valores aos materiais triados.

As grandes mudanças passam por medidas inovadoras, como é o caso dos lixões que foram substituídos pelos aterros sanitários. Uma educação ambiental que atinja a grande massa ainda é imprescindível, a logística reversa precisa ser colocada em prática urgentemente. São as parcerias que conseguirão atingir esses objetivos. Cabe a indústria, os catadores organizados em federações, o poder público e a sociedade participarem desta mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe o seu comentário!